A vida felina de Gaía e Chuck

Gato & Gata

A MTV Brasil está lá no cabo, gringa como ela só. Mas esta não é exatamente a MTV que mudou os caminhos da música por estas praias. Quem fez parte da história da MTV Brasil, aquela que saiu do ar na TV aberta em outubro do ano passado, sabe que tinha por lá uma anarquia, uma liberdade criativa e, mais do que tudo, um jeito especial de falar de música.

Nesses últimos anos de MTV, antes de a marca ser devolvida para a Viacom, Chuck Hypolitho e Gaía Passarelli eram dois dos VJs musicais da emissora. Foi por lá que o guitarrista do Vespas Mandarinas e a criadora do site Rraurl, por anos a referência mais bacana de música eletrônica nas internets daqui, começaram a namorar.

Os dois acabaram apagando as luzes da MTV, não sem antes dar o pulo do gato: levar para o YouTube o jeitinho do casal de falar de música. Assim nasceu o canal Gato & Gata, parte de uma nova rede de vídeos baseada no YouTube, a Tubo Br, que também agrupa outros talentos que deixaram a MTV no ano passado.

O interessante do Gato & Gata é a falta de cerimônia para falar das coisas mais diferentes nos formatos mais diversos. Não que não haja formato, pelo contrário: os vídeos da série em que a dupla conta uma história em três minutos estão entre as produções sobre música mais legais que já assisti, na TV ou na web. Mas o bacanal é casar isso com vídeos mais espontâneos, quase como se fosse um reality show.

Aí entra o amor. Conheço os dois gatos o suficiente para entender que o amor de um pelo outro e de cada um deles em relacão à música é tão peculiar que abrir para as pessoas a oportunidade de compartilhar dessa intimidade musical não poderia dar errado.

Amores à parte, o canal traz o casal um jeito novo de trabalhar e de se relacionar com os fãs.  “Para definir em uma palavra: indepedência”, diz Gaía. “O grande barato do Gato & Gata é poder falar do que curtimos diretamente para uma audiência que, se não está disposta a comprar a ideia sempre, pelo menos é a fim de ouvir ou conhecer o que temos para apresentar”, completa.

Curioso? Um pouco do espírito do Gato & Gata em cinco vídeos:

1991 em 3 minutos

É o Tchan em 3 minutos

Pixies em 3 minutos

Gato&Gata responde: O que o Chuck gosta que a Gaía não?

Funk Ostentação em 3 minutos